terça-feira, 18 de setembro de 2007

"Estrela da Manhã" (Manuel Bandeira)

“Estrela da Manhã”

Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã ?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua
Desapareceu com quem ?
Procurem por toda parte

Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa ?
Eu quero a estrela da manhã

Três dias e três noites
Fui assassino e suicida
Ladrão, pulha, falsário

Virgem mal-sexuada
Atribuladora dos aflitos
Girafa de duas cabeças
Pecai por todos pecai com todos

Pecai com os malandros
Pecai com os sargentos
Pecai com os fuzileiros navais
Pecai de todas as maneiras
Com os gregos e com os troianos
Com o padre e com o sacristão
Com o leproso de Pouso Alto

Depois comigo

Te esperarei com mafuás novenas cavalhadas comerei terra
[ e direi coisas de uma ternura tão simples
Que tu desfalecerás

Procurem por toda parte
Pura ou degradada até a última baixeza
Eu quero a estrela da manhã.

( Estrela da Manhã – 1936 )


Minha análise do poema :

A análise que temos, depois de algumas observações, é de percebermos as emoções e o pensamento de Bandeira de uma maneira mais simplista e direta. Onde atinge sua plenitude neste exercício livre de seu lirismo, sua comoção e alumbramentos. Este ser repleto de epifanias. Existem momentos que transitam pelas diversas fases do homem : a juventude, depois uma fase mais madura, adulta e a velhice. Ou seja, três momentos que estão distantes da morte - assunto que tanto interessava a Bandeira e que ele tanto lutou e temia. Bandeira durante períodos em que trocava correspondências com Mário de Andrade deixou bastante claro estas suas fases, e que Mário reconheceu em respostas. O poeta Bandeira e suas fases, do mais alegre, lírico, ao mais temeroso e doente. É nesta fase de sua doença onde percebemos uma infinita fonte de matéria para criar e compor seus poemas. Existe um rítmo de melancolia em “Estrela da Manhã”, é onde Bandeira vai desenrolando sua justificativa para definir um homem simples que tudo espera, que tudo supera. Como em um projeto irrealizável, de alguém que espera, por suportar tudo, vai e cria uma cena utópica e única. Que no verso final remete ao desejo do início, de querer a estrela da manhã. Utopia neste ensaio para o próspero dia em que realizará seu desejo. E, novamente, nesta volta ao primeiro verso, então, reafirma a utopia como sendo o princípio do progresso. Metaforicamente, o poema sugere uma situação política, uma questão pessoal sobre um tema a ser tratado ou resolvido. Concluí-se da utilização de uma utopia para dizer qual caminho seguir. É a elegância em saber escrever. A palavra escrita e polida.


_Umberto.Alitto

5 comentários:

Bela disse...

Eu acho que você se engana. A estrela é um símbolo recorrente na poesia de Bandeira (pode representar a sua própria poesia, a plenitude, a frustração - no sentido de algo que brilha e é inalcançável, logo gerando uma angústia - e a imagem da mulher). Nesse caso a estrela da manhã, a estrela d'álva, que é o planeta Vênus (a primeira estrela a ser vista ainda com o céu claro)representa uma prostituta. O eu-lírico está desesperado atrás dela; a quer de qualquer jeito, agindo até mesmo como "assassino", "suicida", "ladrão, pulha, falsário". Ele ainda critica a hipocrisia da sociedade porque todos pecam com ela, desde o mais marginalizado ("malandro"), o "leproso" (que dá idéia de asco, de repulsa) ao clero ("padre" e "sacristão") mas ele é o único que tem a audácia, a cara-de-pau de dizer que está louco atrás dela. É interessante porque ele reconhece que ela não é respeitada pela sociedade (diz que é para falarem a ela que ele aceita qualquer coisa, que é "homem sem orgulho") mas no final, quando ele diz, "depois comigo" ele não diz "depois pecai comgio", ele omite tal verbo, como se com ele não fosse pecar. Ele respeitaria-a, lhe diria ternuras e a trataria com carinho. Talvez essa poesia seja até mesmo uma crítica ao romantismo que idealiza a mulher, a coloca em um pedestal. Aqui, ele não explicitamente idealiza a prostituta, mas no momento que ele está desesperado atrás dela ele já lhe atribui importância.

Anônimo disse...

Particularmente, acho que essa letra tem muito mais do que se possa imaginar...
Traduzam "Estrela da manhã" para o Latim... Ou se preferirem traduzam toda a letra desta fantástica música e depois falem o que quiser!

Abraços!

Anônimo disse...

Eu creio que nesta letra existem mais coisas do que se pode imaginar.
Analise melhor "estrela da manhã" traduza esta linda música p/ o Latim podendo ser apenas o titulo ou toda letra.
Particularmente eu adorei!

Anônimo disse...

Eu particularmente adorei essa letra, até porque nela existem mais informações do que se pode imaginar.
Quer um belo exemplo?
traduza toda ela p/ o Latim!

ABRAÇOS P/ TODOS!

Anônimo disse...

Eu particularmente adorei essa letra, até porque nela existem mais informações do que se pode imaginar.
Quer um belo exemplo?
traduza toda ela p/ o Latim!

ABRAÇOS P/ TODOS!