domingo, 13 de dezembro de 2015



Diante de um personagem
E, estando dentro de um outro
Experimentamos
Um dia, imaginei que seria possível experimentar
E foram 3 anos intensos de Vivenciando O Instinto Teatral
Um curso experimental e de formação teatral
Hoje, eu faço psicanálise
E este é real, não existe personagem
Estou diante de uma outra pessoa
Um profissional especializado na compreensão humana
no intuito de desenvolver o máximo potencial
São situações em que de um lado existe o experimentar
por outro, compreender, aceitar
A teoria em conflito ou parceria com a prática
Existindo o entendimento e aprofundamento do Ser
Em ambas situações vivenciadas, está em jogo um imenso aprendizado
Eu tenho a impressão que estarei eternamente aprendendo
Até o fim
Existem compreensões, aceitações, dúvidas, riscos, muito aprendizado, decepções, vitórias, entendimentos e desentendimentos
Nunca falaram que "ser humano" é complexo demais, difícil demais
Porque, enquanto a maioria vivencia as coisas e não reflete, opina, aceita sem questionar, eu faço ao contrário
Eu não sei o que é o final da linha
Porque traçamos planos, estamos vivos, vamos construíndo e destruíndo
Porém, sempre amando o que fazemos independente do nível de dificuldade ou prazer
Certa vez me disseram que a profissão de ator era uma das mais difíceis do mundo
Eu pensei "Shakespeare tem quase meio milênio", será que não inventaram uma fórmula? Por que complicar tanto? É uma resposta muito difícil. E porque o humano é complexo demais. A boa arte é exigente, busca uma espécie de perfeição, do sublime, a catarse
É melhor fazermos melhores perguntas do que tentarmos encontrar todas as respostas sempre. E tudo parte do princípio de que a evolução, as experiências, vão aperfeiçoando, mudando o rumo, dando novas possibilidades, perspectivas, horizontes
Daí, por um exemplo simples de uma profissão, vamos compreendendo o quão complexo é ser humano. Temos limitações, temos qualidades, vivemos numa sociedade complexa Porém, como desenvolver as virtudes humanas sem conhecê-las, sem saber em que nível as possuímos, e sem dar espaço para estudá-las e praticá-las?
Vivenciar é uma palavra que pra mim hoje tem um peso enorme Eu preciso vivenciar as coisas para refletir, para melhorar, para corrigir, para tornar uma pessoa melhor
O teatro seria uma escolha muito difícil e hoje eu não tenho condições de trilhar tal caminho
Gostaria muito
O ator é um corpo que se empresta, uma voz que se doa, para que um personagem materialize. Estando em jogo os arquétipos, que exigem percepção, sensibilidades e qualidades que o ator experimentado possibilitará criar. E aí existe muita dor, muita doação, muito pensamento e saber para encontrar o prazer diário de se fazer este ser teatral
Contudo, estou feliz com as possibilidades que tenho obtido e do outro difícil caminho que tenho trilhado. Escolhemos profissões difíceis, trabalhamos em setores complexos, lidamos com pessoas de diferentes interpretações de vida e experiências Talvez, um dia, tudo isto tenha um peso enorme em minha trajetória de vida. Dado ao tempo dedicado ao experimentar e aprender. Esqueci de comentar das letras, um outro caminho que dedico algum tempo para saber um pouco mais. Nada é fácil
Foto: Teatro Fábrica Personagem: Sepúlveda  Espetáculo Apresentado no Teatro Fábrica para o público Grupo: Instinto Teatral Ano: 2007
Professores: Aline Borsari e Marco Plá 

Nenhum comentário: